sábado, 31 de outubro de 2009


Lourdes Castro


É uma das artistas referenciais da contemporaneidade artística portuguesa. A sua obra, desenvolvida a partir de finais da década de 50, aprofunda uma pesquisa sobre a sombra enquanto desmaterialização e redefinição do objecto.


Da sua obra destaco, os seus desenhos e o as sombras.

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Howard Hodgkin no Youtube



Twilight, 1995-96, óleo sobre madeira, 30.8 x 37 cm.
Depois de alguma pesquisa sobre o Hodgkin - que nem sequer exigiu muito esforço, porque ele é tão conhecido que há milhentas referências na Net à sua obra e biografia - algumas coisas me surpreenderam .
Sendo um artista que se celebrizou pelo uso e domínio da cor (vale a pena espreitar o link que aqui deixo) trabalha num estúdio imaculadamente branco, quase parece um laboratório. Uma limpeza que faz impressão ... Por outro lado, as suas obras - numa "pincelada" larga e aparentemente espontânea - levam anos a ser terminadas. O processo criativo (sempre demorado) é, pelos vistos, muito laborioso e o resultado nem sempre o denuncia. É obra...
Para um "mergulho" na obra de Hodgkin, que é um autêntico "banho" de cor, aconselho uma visita ao youtube (o título: Howard Hodgkin - The South Bank Show). Deixo aqui o link da primeira parte (de seis) desse programa, que contém - entre outras coisas - uma entrevista com o artista. www.youtube.com/watch?v=8FMoBj8g4Ls
A propósito do meu post anterior, a imagem que lá deixei é do quadro "In bed in Venice", 1984-1988, óleo sobre madeira em moldura criada pelo pintor, e faz parte da Colecção da UBS.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Anish kapoor

Olá a todos!Para quem poder tirar um fim de semana em Londres ou simplesmente quiser seguir a polémica peça de Anish Kapoor na Royal Academy siga Uma das peças mas em Vienahttp://www.youtube.com/watch?v=mgbVnfJsxckouhttp://www.royalacademy.org.uk/exhibitions/anish-kapoor/about/
28 de Outubro de 2009 15:18

http://artecapital.net

revista online com informação excelente sobre exposições actuais - vale a pena registar-se.
bjs Teresa

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Pièta de Villeneuve-lès-Avignon


Olá!

Na sequência duma conversa com o Paulo, aqui vem uma foto duma das pinturas mais belas do Louvre, embora pouco conhecida. Intítula-se La Pièta de Villeneuve-lès-Avignon, e foi pintada por Enguerrand QUARTON algures entre 1444 e 1466, poucos anos depois da saida da sede dos Papas de Avignon para o Vaticão.
Mesmo depois de 550 anos, continua de tocar pelas emoções e pela delicateza. Vejam a ternura dos gestos de São João, para segurar a cabeça e tirar os espinhos do cabelo.

Emmanuelle

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Howard Hodgkin



Olá a todos !

Aqui estou eu a responder à chamada e conforme o combinado - com a Teresa e o Luís - aproveitarei este espaço [e a vossa benevolência] para aqui deixar alguma informação e imagens (a ver se isto não se torna muito aborrecido) relativas ao artista que me "calhou em rifa". De seu nome Howard Hodgkin, tem 77 anos, nasceu em Londres, a 6 de Agosto de 1932 - donde é Leão (o que se calhar não interessa nada, mas cá fica ...). Gosta de pintar em pequena escala e faz da pintura um objecto, usando como suporte a madeira, seja porque pinta sobre madeira ou porque abandona o escapaço da tela invadindo a moldura, que ele também cria e integra na obra - como objecto. É tendencialmente abstraccionista mas todos os seus quadros têm por referência situações, emoções ou pessoas concretas - pelo que serão, também de algum modo (digo eu), figurativos.

Eis a imagem que me calhou:








Partilharei convosco, dentro de dias, o que descobri sobre ela e sobre ele - o Howard - espero que o prórpio não se ofenda com a intimidade...

Bienal de Veneza 2009 - Palestra

Este Sábado as 17 horas, a Ana Gonçalves vai apresentar as novidades desta última Bienal de Veneza, no Nextart.
marcações de lugar até 6ª feira no escritório - não percam...

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Pierre Soulages


Olá,
Tem uma nova exposição em Paris, no Centre Pompidou. O dossiê pedagógico é bem feito: http://www.centrepompidou.fr/education/ressources/ENS-soulages/ENS-soulages.html
Trabalha bastante a cerca da cor preta e da luz.
Algumas coisas em inglês:
http://www.ncad.ie/faculties/visualculture/research/thoughtlines/alord.shtml

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

António Sena

"A incessante mão , a mão que escrevinha, rasura, escreve, acrescenta, pinta e apaga ou pinta e escreve. Ou a mão que comenta, sublinha, se lembra"
Sobre António Sena, roteiro Docs Lisboa 09

domingo, 18 de outubro de 2009

Abaixo alguns sites com muita informação sobre artístas contemporâneos. (Passem com o cursor sobre o espaço ao lado do nome - vai aparecer o link para "cliqar"

TATE MODERN http://www.tate.org.uk/modern/exhibitions

SAATCHI GALLERY http://www.saatchi-gallery.co.uk/

ZENO X http://www.zeno-x.com/artists.htm

ANAMNESE http://www.anamnese.pt/

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Surpresa! A turma de Artes Plásticas tem um blog!
Aqui podemos publicar imagens, citações, pensamentos, ideias, relacionados com as aulas.

- os artistas de referência que estamos a pesquisar
- fotografias de trabalhos que estejam em progresso
- exposições a ver
- informações sobre as próximas aulas
- dúvidas
- e etc.

Assim há um atelier virtual que continua lá fora...