segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O artista no seu atelier




Branco, cheio de luz (branca), assim é o atelier do Howard Hodgkin - por favor avisem-me se eu já estiver a maçar com a história [a vida ... e a obra] do homem, que nem ele tem culpa, nem vocês. Mas como recolhi tantos elementos, acho que tenho de lhes dar vazão, senão entopem-me as gavetas sem qualquer préstimo, o que também é pena... acho eu!

A propósito deste espaço de trabalho - tão clean, tão branco e luminoso - encontrei em http://www.portlandart.net/ a seguinte referência: "no atelier não há distracções, chão branco, tecto branco e, sendo o seu atelier em Inglaterra, céu branco. O estúdio branco está em flagrante contraste com a paisagem verde que o rodeia. (...) Quando lá estamos, estamos por uma única razão, para ver os seus quadros. Qualquer outra coisa seria uma distracção. Talvez seja porque é tão simples que o atelier permite ao visitante concentrar-se numa coisa e apenas nisso [nos quadros de Hodgkin]. (...) No caso de Hodgkin o estúdio é um lugar de trabalho e de contemplação."

domingo, 29 de novembro de 2009

Encontro com 14 desconhecidos

Aqui os "vossos" artistas, que apresentamos na aula passada - o blogue está aberto a receber mais informações...:)

António Sena
Helena Almeida
Cy Twombly
Mattew Ritchie
Susan Rothenberg
Ana Hatherly
William Kentridge
Howard Hodgkin
Geoffrey Hendricks
Lourdes Castro
Peter Doig
Miguel Branco
Jorge Queiroz
Pedro Proença

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Pedro Proença

A sua vertente Artística é vasta e intensa, compreendendo a Música, Literatura e Desenho. Entre os vários textos que escreveu, partilho esta frase retirada de Orders From Noises:

“Toda a expressão artística provoca afectos. Não sei se esses afectos afectam significativamente.”

Junto indico alguns links alusivos à sua Obra:


http://www.camjap.gulbenkian.pt/l1/ar%7BD2B27546-03B0-4185-A5F8-0B5ACC3E203C%7D/c%7Bdd068e23-765a-4a5e-98a4-be940d1a9b04%7D/m1/T1.aspx

http://www.triplov.com/proenca/index.htm




Ana Hatherly - Pensamentos/Reflexões

Todos se recordam daquele vídeo que vimos no 1º andar do CAM, durante a nossa visita, em que alguém rasgava de forma violenta aquelas folhas gigantes de papel branco produzindo um ruído agressivo que nos fazia estremecer?!
Essa senhora cuja arte se desenvolve em vários braços - como um polvo - chama-se Ana Hatherly e continua a oferecer-nos as suas dádivas como poeta, romancista, ensaísta e artista plástica.

Começo por vos deixar alguns dos seus pensamentos/reflexões que nos podem tocar pois temos em cada um o gosto e desejo de criar, ou não estaríamos naquele espaço físico comum todas as quintas-feiras rodeados de materiais e inspiração...

O Acto de Criar
Todos queremos ser amados, mas o artista quer sê-lo de uma maneira tão total, tão desalmada, que é impossível. Por isso cria. Mas o acto de criar tem muita lama: não é limpo, é mesmo um pouco sórdido, como nascer. O que oferecemos separa-se de nós. Como um segredo violado fica parecido com algo inefável ao ser tocado por uma impura mão.
Ana Hatherly, in 'Tisanas'

O Isolamento do Criador
Há uma sensação de infidelidade na comunicação. Essa verificação faz com que o criador esteja sempre insatisfeito, dominado pelo desejo de fazer cada vez melhor, porque há um fracasso imanente em toda a criação. Essa verificação pode levar a uma tentativa interminável ou ao isolamento pelo silêncio. Mas para o criador o isolamento é a sua oficina.
Ana Hatherly, in 'Tisanas'

Criatividade Cega
Entre o caos e a harmonia. A cegueira pensada é uma aflição mental, uma das formas do isolamento porque a invisibilidade não é obstáculo: é apenas um fenómeno subtilíssimo da ausência. Na criação tudo é potencialmente uma entidade distinta da matéria, uma improbabilidade, porque, como diziam os antigos, diante da luz somos todos cegos.
Ana Hatherly, in 'Tisanas'

"Nothing Matters" de Damien Hirst

"Nothing Matters" é a nova exposição de Damien Hirst, um dos pintores que consta da nossa "lista" (isto dito assim até parece mal...) - e foi inaugurada a 25 de Novembro (estando patente até 30 de Janeiro de 2010), em Londres. Do pouco que li parece estar a trazer polémica. Deixo o link de um slide-show que mostra algumas das obras - trípticos - agora expostas. Hirst's paintings
Faz lembrar alguém?

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Conferência "Instalação" no Nextart

Sábado, 28 Novembro
17 horas
http://www.next-art.net/index.php?p=conferencia_instalacao

Não percam :)

H. Hodgkin na Biennale de Veneza [1984]

H. Hodgkin, em 1984, com "D. H. in Hollywood" (1980-84) em fundo.

A propósito da participação de Howard Hodgkin na Biennale de 1984 encontrei um texto interessante no site do British Council, de Tom Overton, de que deixo aqui dois breves excertos.
"Howard Hodgkin pinta situações emocionais (...) e considera que deve fazê-lo usando uma mistura de formas reconhecíveis e completamente abstractas porque - [segundo o próprio] - "há aspectos dos sujeitos sobre os quais eu pinto que perderiam todo o seu significado se fossem representados de modo muito específico, e é por isso que eu sou obrigado a usar a metáfora".


"Waking Up in Naples", 1980-84

"(...) Quanto mais fugidia for a emoção que eu quero transmitir, mais denso será o suporte, mais pesada a moldura, mais elaboradas as margens, para que essa coisa delicada permaneça protegida e intacta".

A quem possa interessar encontram este texto "Howard Hodgkin - Venice Biennale participation" em www.britishcouncil.org/arts-art-british-council-collection.htm. Terão de pesquisar na Colecção do British Council, na secção "Artistas" (que tem um manancial enorme de informação à espera de tempo para ser vasculhada), sob o nome de Howard Hodgkin (aliás "Sir Howard Hodgkin", que o senhor é gente importante...).

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Arte Lisboa

ARTE LISBOA 2009 - Feira de Arte Contemporânea

Mais de 60 galerias, portuguesas e estrangeiras, estarão presentes na 9ª edição da ARTE LISBOA. Enquanto referência no mercado em Portugal, a ARTE LISBOA oferece aos seus visitantes a oportunidade de conhecer o mercado de arte contemporânea nacional e internacional, obras de artistas emergentes e consolidados.

REGISTE-SE e obtenha o seu convite gratuito!Aguardamos a sua Visita!
Válido de 19 a 23 de Novembro - 16h00 às 23h0018 de Novembro - Entrada mediante apresentação de Convite VIP


Só uma nota: o nosso colega Rui Piçarra vai ter alguns trabalhos seus na galeria Trema!

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Algumas informações sobre Cy Twombly

Olá a todos,

Umas informações sobre o Cy Twombly:
Bio:
Artista Norte-Americano, nascido em 1928 em Virginia (USA). Trabalhou como criptologista durante a 2a GM, o que influençou o trabalho dele. Estudou no Black Moutain College. Ligado a Rauschenberg e Motherwell. Desde 1959 vive em Roma (Italia). Pintura e escultura.

Temas:
- A mitologia greca e romana (Venus e Apolo, Bacchus...);
- Integração do texto (palavras, citações) e da imagem (scribbling, caligrafia);
- Escultura com materiais recuperados;

Um link:
http://www.btinternet.com/~comme6/twombly.html

Até logo,

Emmanuelle

UM TEXTO SEMPRE INSPIRADOR

Olá pessoal. Gostaria de compartilhar com vocês um texto que é muito bonito e inspirador. Beijos, Leticia

www.releituras.com/rilke_cartpoeta.asp

A ver estrelas

Domingo, no CAM, tivemos a oportunidade de ver "Only the stars to teach us light", uma das obras expostas de Jorge Martins, 1976 : fiquei de passar esta informação à Carmen (a menina das galáxias) para quem os céus estrelados são motivo de interesse.


Entretanto, na segunda-feira, dia 16.Nov.09, o Guardian noticiava : "Astrónomos distinguem um Parque Escocês como um dos melhores locais no Mundo para olhar as estrelas" .
A imagem do céu estrelado de Galloway Forest Park, fica aqui ao lado. www.guardian.co.uk/science/2009/nov/16/galloway-forest-dark-skies-stargazing
Pergunto se haverá necessidade de viajar até à Escócia? afinal para ver um belo céu estrelado basta ir ao CAM, até 3 de Jan. de 2010. Além do mais as estrelas de Jorge Martins prometem ensinar-nos a Luz.


Imagens de trabalhos do Cy Twombly

Aqui vêm uma imagens de obras do "meu" artista, Cy Twombly. As vezes são uns pormenores. Espero não carregar muito o blog, mas como a Teresa disse para colocar as coisas dentro do blog, e não só links...




E mais do Cy Twombly





quarta-feira, 18 de novembro de 2009

DES-CON-RE / DES-COB-RE

Gostaria de partilha convosco três trabalhos que fiz com a utilização daqueles deliciosos objectos :)
Brinquei com eles e decidi fazer algumas composições com uma ideia sempre presente: um deles teria que ser "o sacrificado"!










segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Lista Artistas apresentados na aula 12. Nov

Artistas com site pessoal:

Cecily Brown http://www.cecilybrown.net/
Manuel Botelho http://www.manuelbotelho.com/
Richard Diebenkorn http://www.diebenkorn.org/
Kees Goudzwaard http://www.keesgoudzwaard.org/
James Turrell http://www.facebook.com/pages/James-Turrell/25735791242
Miquel Barceló http://www.miquelbarcelo.info/
Eleanore Mikus http://www.eleanoremikus.com/
Ross Bleckner http://www.rbleckner.com/
Fernanda Fragateiro http://fernandafragateiro.com/
Gerhard Richter http://www.gerhard-richter.com/

Artistas da Galeria Zeno-X
(http://www.zeno-x.com/)

Jenny Scobel
Maria Serebriakova
Michael Borremans

Outros Artistas Portugueses:
http://www.anamnese.pt/

http://www.camjap.gulbenkian.pt/l1/ar%7BD2B27546-03B0-4185-A5F8-0B5ACC3E203C%7D/c%7Bffb6428b-b1c2-41fa-9d6f-eba8bdb6dec6%7D/m1/T1.aspx

Fernando Calhau
António Sena
Júlio Pomar
Paulo Brighenti

Outros Internacionais:

Doris Salcedo http://www.pbs.org/art21/artists/doris-salcedo/
Vija Celmins http://www.pbs.org/art21/artists/celmins/index.html
Roni Horn http://www.pbs.org/art21/artists/horn/index.html
Nancy Spero http://www.pbs.org/art21/artists/spero/index.html
Anselm Kiefer
Damien Hirst
Teresa Margolles
Cornelia Parker

Nancy Spero morre aos 83 anos

Acabamos de apresentar esta artísta na nossa aula...

Nancy Spero, uma artista americana e feminista cuja particular arte figurativa se debruçou sobre a realidade da violência política, morreu no passado domingo, em Manhattan, onde vivia. (...)
vejam mais em:

http://www.artecapital.net/noticias.php?noticia=1207

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Expo e filme sobre o processo de criação de Mathieu Sodore, dia 16/11 às 18h30

Olá Colegas,

Acho que o filme pode ser bem interessante.
Bom fds,
Emmanuelle
------------------------
PINTURA E CINEMA
DIA 16 de NOVEMBRO às 18h30
INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

O Instituto Franco-Português propõe-vos a descoberta do pintor francês MATHIEU SODORE, através dos retratos em tela de cantadores de “canto jondo”, uma nova faceta do flamenco, agora reunidos, como já tivemos a ocasião de vos anunciar, na exposição “La música callada del cantaor”que vai ficar patente no Instituto Franco-Português de 16 de Novembro até 31 de Dezembro.

La Mano azul, 2009
FLORÉAL PELEATO realizou o filme “La mano azul”, baseado no processo de criação do pintor Mathieu Sodore para a exposição que o IFP agora mostra.
“La Mano azul” ganhou o Prémio Especial Pecera Estudio al mejor largometraje documental por su calidad sonora, na 41ª Mostra Cinematográfica do Atlântico, Alcances 2009, Cádiz
É este filme que agora vamos poder ver imediatamente após a inauguração da exposição de Mathieu Sodore, marcada para dia 16 de Novembro às 18h30.


LA MANO AZUL
Sinopse
O filme dá a descubrir o processo creativo deo pintor Mathieu Sodore, que reside em Lisboa, enquanto pinta a sua série de quadros, em grande formato.
Tratta-se de captar os seus sentimentos, pensamentos, dúvidas, e impulsos , desde o primeiro traço até à finalização. É importante também captar a forma como a pintura não é apenas uma arte visual mas também sonora e táctil. Além do mais, pouco a pouco, descobrimos até que ponto o estúdio é, para o pintor, a sua cela, a sua cova e o seu templo. Ali o tempo não decorre da mesma forma que neutros lugares.

Floréal Peleato
Autor de guiões de longas-metragens de ficção, seleccionados +ara o programa dos guiones de largometraje de ficción, seleccionados para o programa europeu Mediscript, e pela Casa de América e o programa europeu Equinoxe.
Realizou as curtas: ‘La península’ (1994), ‘Tierra Saguache’ (1995) e ‘Nkock Out’ (1998), e escreveu ‘Siete voces’ (Premio Rafael González Castell 2008). Floréal peleato coordina ainda as entradas dedicadas aos cinemas português, español e latino-americanos para a edição de 2010 do diccionario de cinema com a chancela Larousse.. Floréal peleato é também animador de oficinas de escrita na colombia, Perú, Panamá Bolivia e Espanha. No início deste mês de Novembro, na cidade do Porto dirigiu também uma masterclass, para além de ter feito a apresentação de currtas-metragens de Agnès Varda e de ter exibido o filme que agora vamos poder ver em Lisboa.
É correspondente em Espanha da revista francesa “Positif” e dá aulas de cinema.


Tudo isto são razões acrescidas para estarem presentes na inauguração da exposição de Mathieu Sodore, dia 16 de Novembro às 18h30 no Instituto Franco-Português.


Estão todos convidados.
A entrada é livre.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Howard Hodgkin na BBC

"Keep it quiet", 2000-01

H. Hodgkin em discurso directo - uma entrevista radiofónica com o pintor (na BBC 4) nos idos anos 80 (2 Jan. 1981): www.bbc.co.uk/bbcfour/audiointerviews/profilepages/hodgkinh1.shtml

Cruzando o "charco", encontrei um artigo no New York Times sobre o Howard*. Sob o título "Blasts of Color, Evoking Memories", podem aceder através do link: www.nytimes.com/2007/02/16/arts/design/16hodg.html

*Dou-me conta de que "Hodgkin" é nome de uma doença... nada boa, por sinal. Mas não digam nada, "keep it quiet"...

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Atelier Livre - Horários

Quem quiser vir trabalhar nas salas do Nextart fora das aulas, pode usar os seguintes horarios:
(cuidado: hora de almoço das 13:30 - 14:30)

2ª 10:30 - 22h
3ª 10:30 - 22h
4ª 10:30 - 13:30h
5ª 10:30 - 13:30h
6ª 10:30 - 19h

Fins de semana:

Sabado 21 Nov 15 - 19h
Domingo 22 nov 11 - 18h

Sabado 5 Dez 15 - 19h
Domingo 6 Dez 11 - 18h

bjs Teresa

sábado, 7 de novembro de 2009

site cria rede online com 10 mil museus e galerias em todo o mundo


Pessoa

O que não temos, ou não ousamos, ou não conseguimos, podemos possuí-lo em sonho, e é com esse sonho que fazemos arte. (…) Assim, há dois tipos de artista: o que exprime o que não tem e o que exprime o que sobrou do que teve. F.PESSOA

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Howard Hodgkin

"A storm", 1977, água forte


"His usual method is to start from a memory, eliminating excessive detail in order to concentrate the essence of his experience in a saturation of color and pattern, sometimes overpainting a work for several years."


"What is important" - H. Hodgkin says - "is that what I feel, think and see turns into something ... it starts off in my head and ends up a thing"

"Hodgkin's paintings may often appear to be abstract, but he describes himself as "a representational painter of emotional situations".

Deixo mais dois links:
www.howardhodgkin.org.uk/, em que podem consultar a obra gráfica do pintor.
E um artigo, bastante crítico do unanimismo que se criou à volta da obra de Hodgkin, publicado no Guardian a propósito da retrospectiva que esteve patente na Tate Britain em 2006: www.guardian.co.uk/culture/2006/jun/13/tatebritain/print.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

Eva Hesse

Olá! Venho apresentar-vos uma Artista que me diz muito. Dotada de uma sensibilidade e inteligência visual extraordinários.

Para aceder ao site da Artista junto indico o link:

http://www.evahesse.com/home.php

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Exposição de pintura de Maria João Franco


Olá a todos convido-vos a visitar hoje dia 3 de Novembro, pelas 19h a exposição que inauguramos no MAC-Movimento Arte Contemporânea, na Av. Álvares Cabral 58,60 em Lisboa, da pintora Maria João Franco.

Howard Hodgkin no CAMJAP em Lisboa

Mr. and Mrs. Patrick Caulfield, 1969-70
óleo sobre tela 107x127 cm
nº inv. PE223
Howard Hodgkin está representado na colecção do Centro de Arte Moderna José Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.
Para aceder a uma pequena nota biográfica do pintor aqui fica o link: www.camjap.gulbenkian.pt/.../fde623be-2542-49f2-b477-fef58605e1f6.pdf.