sábado, 20 de fevereiro de 2010

V Encontro de Diários Gráficos no Elevador de Santa Justa


V Encontro de Diários Gráficos no Elevador de Santa Justa | V Meeting of Sketchbooks at Santa Justa Lift
27 de Fevereiro | February, 15h
Ponto de encontro | Meeting point: Largo do Carmo, Lisboa

A partir de um desafio de Susana Mendes Silva, no âmbito do projecto "Santa Justa" - http://www.susanamendessilva.com/proj.santajusta.html - os Urban Sketchers Portugal marcaram o seu próximo encontro de Diários Gráficos para dia 27 de Fevereiro, às 15h, com ponto de encontro no Largo do Carmo.
No entanto todas as pessoas estão convidadas para vir desenhar. Tragam os vossos amigos, as vossas crianças, os vossos alunos.
O material necessário é apenas um caderno e lápis (ou outros riscadores). Podem também trazer outro material de registo à escolha que possa ser convertido em formato digital para publicação online.
Os resultados desta tarde serão publicados no blog dos Urban Sketchers e/ou no blog http://santa-justa.blogspot.com/



+ info in english:



O Urban Sketchers Portugal é um colectivo de autores portugueses que desenham em cadernos as cidades onde vivem, os sítios por onde viajam, encontram-se para desenhar de vez em quando e respondem a desafios lançados no blog.

O blog Santa Justa é um arquivo de memórias e afectos sobre o Elevador. Dos afectos de todos os que nele viajam ou o visitam. Este arquivo está a ser permanentemente construído a partir da sua contribuição: as suas fotos, os seus vídeos, os seus textos, ou os seus desenhos sobre a sua experiência no Elevador de Santa Justa.
"Santa Justa", de Susana Mendes Silva, é um projecto que se enquadra num Programa Cultural de promoção da “Arte Pública” que a CARRIS pretende desenvolver em alguns veículos da sua frota de serviço público, recorrendo, em 2010, aos Ascensores e ao Elevador de Santa Justa, veículos classificados, desde 2002, como Monumentos Nacionais.





---
susana mendes silva
skype: susana_mendes_silva
+351 917218012
+44 (0)7964291286







V+ENCONTRO-NOVO.jpgV+ENCONTRO-NOVO.jpg
37K Visualizar Transferência
santa justa.icssanta justa.ics

Culturgest, Lisboa. Galeria 1

Koenraad Dedobbeleer
A Privilege of Autovalorization

Composto em grande parte por esculturas e fotografias, o trabalho de Koenraad Dedobbeleer (Halle, Bélgica, 1975) procede de uma atenta observação dos espaços e dos objectos. Nas suas esculturas, o artista apropria-se de formas e objectos encontrados (por exemplo, pormenores da arquitectura, objectos abandonados, objectos funcionais), submetendo-os a transformações, por vezes mínimas, através dos materiais que emprega na sua recriação, da associação a outros objectos e formas, de alterações de escala, ou da utilização da cor. Mesmo quando os elementos apropriados se mantêm reconhecíveis, os diferentes modos de descontextualização (entre os quais se conta a judiciosa inscrição das obras no contexto expositivo) conferem às suas esculturas uma qualidade eminentemente abstracta. Como esta exposição deixa perceber, quer a consideração dos protocolos de exposição, quer a atenção à apresentação contingente e provisória das obras constituem dimensões fundamentais da sua prática artística. Reunindo mais de cinquenta peças realizadas desde 2003, esta é a mais extensa apresentação do trabalho de Dedobbeleer até hoje.

Curadoria
Miguel Wandschneider



sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Vídeo e fotografias dos objectos

Como me esqueci de levar as fotografias para a apresenação, deixo aqui algumas para pelo menos mostrar a tal relação luz/sombra que falei.






E já agora, deixo também um vídeo que fiz relacionado com os materiais que nos foram entregues no início do ano, neste caso os pauzinhos chineses.

Marlene Dumas em Serralves

Porque ainda ontem falámos dela fui confirmar e, de facto, estará patente em Serralves, entre 24 de Julho e 31 de Outubro, uma exposição de trabalhos recentes da Marlene Dumas. Aqui fica o link: Fundação Serralves

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Fotografia e Artes Plásticas - Conferência Sábado 18h


Bernd & Hilla Becher





Jeff Wall - Insomnia

Este Sábado vamos ouvir a conferência sobre "Fotografia nas Artes Plásticas"- um meio de expressão com que cada vez mais artistas trabalham. Vejam info em
http://www.next-art.net/index.php?p=conferencia_fotografia

vale a pena!

Natureza Morta na Gulbenkian - Art Tour Sábado 15h




No Museu Calouste Gulbenkian estão expostas naturezas mortas importantes - vejam acima os coelhos do Goya... não percam o Art Tour deste Sábado.

Informações em

http://www.next-art.net/index.php?p=visitas

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

encontro em Cacilhas Sabado dia 13

Ola,
como combinado na aula, aqui o ponto de encontro para quem quiser ir à exposição da Cristina na Casa da Cerca amanhã:

16:45h em Cais Sodre, na estação onde partem os barcos para Caçilhas (atravessar a estação de comboios para o lado do rio)

De Cacilhas vamos a pé para o elevador que dá para o Centro de Almada e vamos subir para a Casa da Cerca

Para quem quer vir directamente para lá: penso que estaremos lá às 17:30h

bjs
Teresa

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Suspender o Ar - Exposição Cristina Ataíde


Este sábado, dia 13 as 17h inaugura a exposição da Cristina, com alguns trabalhos que vimos no atelier dela, e outros. Para quem quiser, aqui o anuncio:

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Visita de atelier Cristina Ataide 6 Fev

Onde estará o atelier?
À conversa com a Cristina


Pique nique merecido

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Visita Atelier- Indicações

Olá a todos!

Aqui os dados para a visita de amanhã:

A entrada para o Instituto de Agronomia é feita pela Calçada da Tapada perto da Rua Luis de Camões. Para quem vai de transportes públicos:

A Cristina Ataíde recomenda o autocarro 760 ou o electrico 18, ambos param perto (sair depois de passar por baixo da ponte, para quem vem do centro)
Outra opção é o electrico 15, sair no calvario e andar 14 mn.
Segue a ligação google maps

http://maps.google.pt/maps?f=d&source=s_d&saddr=R.+da+Vit%C3%B3ria,+Lisboa&daddr=Tapada+da+Ajuda,+1300+Lisboa+(INSTITUTO+SUPERIOR+DE+AGRONOMIA)&hl=pt-PT&geocode=FbeuTgIdcpF0_ym7iHD-eDQZDTEI-chCWpJP5w%3BCZ_ZFVm9f12iFfujTgIdxNlz_yFpWJQk1SzuJA&mra=pe&mrcr=0&dirflg=r&date=04%2F02%2F10&time=23:49&ttype=dep&noexp=0&noal=0&sort=&tline=&sll=38.725017,-9.231926&sspn=0.11437,0.220757&ie=UTF8&z=14&start=0

O número de tlm do Luís é 919938712
O número da Teresa é 91 687 84 85

Recordamos que o ponto de encontro é as 10:30h na cancela da entrada para o instituto.
Depois da visita ao atelier há pique-nique na Tapada - combinamos cada um trazer o seu farnel e o seu diario gráfico, lápis, canetas etc.

Boa sorte e até lá,

Luis e Teresa

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

videos da aula passada

Bom dia,
Para quem quer ver os vídeos apresentados na aula passada, pode procurar em
http://www.sfmoma.org/pages/videos

Os vídeos que vimos eram:

VIJA CELMINS: Como olhar para pinturas
http://www.sfmoma.org/multimedia/videos/98

BRICE MARDEN: a sua inspiração para "Grove Group"
http://www.sfmoma.org/multimedia/videos/260

BRICE MARDEN: o seu processo de pintar "Cold Mountain"
http://www.sfmoma.org/multimedia/videos/341

WILLIAM KENTRIDGE: o seu processo de trabalho com carvão e animação
http://www.sfmoma.org/multimedia/videos/356