quinta-feira, 25 de março de 2010

De nariz no ar



" Event Horizon" - de Antony Gormley, em Madison Square Park

Vi ontem na BBC a notícia de que há, por estes dias, mais uma razão para andar de nariz no ar em Nova Iorque. Aparentemente estamos a ser "vigiados" por "figurinhas" (que não são tão "inhas" assim) plantadas no topo dos arranha-céus.
Há quem goste, há quem não goste, há quem diga que parece que se vão atirar, há quem ache que não se mexem dali... há de tudo...
Seja como for, porque é curioso, aqui ficam umas imagens.
Boa aula, até para a semana.

quarta-feira, 17 de março de 2010

Citação Lawrence Weiner


Lawrence Weiner

"A arte é algo que os seres humanos realizam para apresentar a outros seres humanos, para que entendam o seu lugar no mundo, a sua relação com o mundo, quem sabe.
(...)
Na arte procuram as pessoas que se deram ao trabalho de observar as relações entre os seres humanos e os objectos, entre uns objectos e outros em relação com os seres humanos; esta gente apresenta isto a outras pessoas, e estas pessoas o utilizam para entender-se a si mesmas."

Lawrence Weiner

em "Ver las palabras, leer las formas", Centro Galego de Arte Contemporánea/Xunta de Galicia, 2000.
Tradução livre de Marta Traquino

ART TOUR SÁBADO 18h - Joana Vasconcelos


Para todos que se interessam pela obra polemica da artista portuguesa, venham ao CCB este Sábado... depois podemos discutir, o que é que faz a arte chegar ao público: o contéudo? O tamanho? os efeitos especiais? o marketing? ...
info em



terça-feira, 9 de março de 2010

Marcel Duchamp - "O Processo Criativo"


Neste blogue está o texto completo de onde tiramos a citação que discutimos em grupo na aula passada:


O mesmo texto está citado no livro "Engenheiro do tempo perdido" que contem entrevistas com o Marcel Duchamp - muito bom!


segunda-feira, 8 de março de 2010

CONVITE | ESPAÇO3 | Inauguração: Luís Nobre // Planografia II | 10 Mar. | 21h

Planografia II Luís Nobre
(desenho / instalação)
“A Planografia ou impressão planográfica é um termo genérico utilizado para definir os distintos métodos de impressão ou estampagem de uma imagem sobre uma superfície plana de modo a não deixar relevo sobre esta última.
(…)
Numa zona comercial onde a capacidade de encenação dos agentes envolvidos serve como motor para objectivos concretos, o projecto Planografia II permite relacionar elementos que tocam estes dispositivos mas aproximando e distanciando noções como a perspectiva e a decoração.”
Espaço 3 [espaço ao cubo]
O Espaço3 [espaço ao cubo] não é apenas uma galeria de arte, nem tão pouco ambiciona ser uma galeria de arte. Com o objectivo de trazer o melhor da arte contemporânea a um vasto público, este espaço, inaugurado no Centro Comercial Alegro Alfragide em Fevereiro de 2009, pretende fazer chegar às massas algo mais do que se espera de um Centro Comercial.
No Espaço3 [espaço ao cubo] damos a conhecer aos milhares de Clientes que todos os dias visitam o Alegro Alfragide, um artista por mês. Ambicionamos desta forma contribuir para a disseminação da arte contemporânea, com total liberdade criativa para o artista convidado, num espaço que concebemos como um local privilegiado para um verdadeiro conceito de Arte Pública. Desenho, pintura, escultura, instalação, vídeo arte… expressões criativas, pensamentos divergentes e formas diferentes de percepcionar o mundo e a realidade que nos rodeia… enfim, fazer reflectir quem visita este local.
Num espaço tradicionalmente identificado como um lugar de consumo como o é um centro comercial, impõe-se ao artista o desafio de prender a atenção de quem passa, suscitar o interesse e incitar à reflexão de diferentes públicos.
Sem qualquer expectativa de receitas, o Alegro Alfragide investe no Espaço3 [espaço ao cubo] com olhos de quem procura continuar a oferecer “algo mais” ao Cliente que o visita, quase numa vertente de Responsabilidade Social colectiva, com um eixo de disseminação da Cultura para uma sociedade que o rodeia, com múltiplos interesses, conhecimentos e de géneses diversificadas.
---
Filomena Conceição
Responsável de Marketing
Centro Comercial Alegro Alfragide
______________________________________________
Av. dos Cavaleiros, n.º 60, 2790-045 Carnaxide
tel.: +351 21 712 54 03 fax: +351 21 712 54 04
3 anexosFazer a transferência de todos os anexos Visualizar todas as imagens
Picture (Device Independent Bitmap) 1.jpgPicture (Device Independent Bitmap) 1.jpg
34K Visualizar Transferência
Picture (Device Independent Bitmap) 2.jpgPicture (Device Independent Bitmap) 2.jpg
4K Visualizar Transferência
Picture (Device Independent Bitmap) 3.jpgPicture (Device Independent Bitmap) 3.jpg
3K Visualizar Transferência

quinta-feira, 4 de março de 2010

'Planografia I' de Luis Nobre :: Sabado 06/03

NOGO
project-room para arquitectura, arte contemporânea & cinema experimental
apresenta
'Planografia I'
de Luis Nobre
:: Sabado 06/03/2010 ::
22.00h
Instalação com duas projecções-vídeo de dois percursos: um entre a Capela e a piscina da Quinta das Lágrimas (Coimbra), durante um atelier temporário; outro em Nova Iorque, no qual a distância percorrida acontece na superfície do piso da Ponte de Williamsburg que liga Brooklyn a Manhattan.

Luis Nobre:
Licenciado na E.S.A.D das Caldas da Rainha em 2001 e residência no International Residence Program, Location 1 em Nova Iorque. Das últimas exposições individuais destacam-se 'Escalas, Perspectivas e Superfícies' na Casa-Museu Anastácio Gonçalves, 'Três Passos Para a Frente' no Zoom da Galeria Carlos Carvalho, ambas em 2009. Também nesse ano integrou o grupo COLLEC.tiff na Crew Hassan, Lisboa. Em 2008 participou, entre outras, nas colectivas 'Finisterra', Allgarve-Centro Cultural de S.Lourenço e 'Ponto de Vista', Fundação PMLJ.
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////
NOGO | AGREGAÇÃO TRANSDISCIPLINAR
project-room for architecture, contemporary art and experimental cinema
Patio da Galega 20-22
(Rua da Boavista 118)
Santos, Lisboa, Portugal [
map]
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////


--
pedro duarte bento
::::nogo-studio::::
lisboa/new york
Planografia_webflyer.jpgPlanografia_webflyer.jpg
43K Visualizar Transferência

A experiência do Tempo na Arte Contemporânea

Teatro Maria Matos 16h30, Sábado

A experiência do Tempo na Arte Contemporânea

Marta Traquino, artista plástica, aborda o tema do tempo na Arte Contemporânea, partindo da análise de obras paradigmáticas da década de 60 e 70 do séc. XX, nas quais o tempo não é assunto de representação, mas sim “matéria-prima” na criação e fruição da obra de arte.

Zona técnica lotação: 30 lugares 45 min

http://teatromariamatos.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=187

terça-feira, 2 de março de 2010

Atelier Livre::horários

Para desenvolver os projectos fora da aula podem usar as salas (no fundo) do Nextart nos seguintes horários:

2ª feira: 10 -13h, 14 -18h, 19:15 - 22:15h
3ª feira: 10 -13h, 14 -19h
4ª feira: 10 -13h, 14 -22:15h
5ª feira: 10 -13h
6ª feira: 10 -13h, 14 -22:15h