sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Expo e filme sobre o processo de criação de Mathieu Sodore, dia 16/11 às 18h30

Olá Colegas,

Acho que o filme pode ser bem interessante.
Bom fds,
Emmanuelle
------------------------
PINTURA E CINEMA
DIA 16 de NOVEMBRO às 18h30
INSTITUTO FRANCO-PORTUGUÊS

O Instituto Franco-Português propõe-vos a descoberta do pintor francês MATHIEU SODORE, através dos retratos em tela de cantadores de “canto jondo”, uma nova faceta do flamenco, agora reunidos, como já tivemos a ocasião de vos anunciar, na exposição “La música callada del cantaor”que vai ficar patente no Instituto Franco-Português de 16 de Novembro até 31 de Dezembro.

La Mano azul, 2009
FLORÉAL PELEATO realizou o filme “La mano azul”, baseado no processo de criação do pintor Mathieu Sodore para a exposição que o IFP agora mostra.
“La Mano azul” ganhou o Prémio Especial Pecera Estudio al mejor largometraje documental por su calidad sonora, na 41ª Mostra Cinematográfica do Atlântico, Alcances 2009, Cádiz
É este filme que agora vamos poder ver imediatamente após a inauguração da exposição de Mathieu Sodore, marcada para dia 16 de Novembro às 18h30.


LA MANO AZUL
Sinopse
O filme dá a descubrir o processo creativo deo pintor Mathieu Sodore, que reside em Lisboa, enquanto pinta a sua série de quadros, em grande formato.
Tratta-se de captar os seus sentimentos, pensamentos, dúvidas, e impulsos , desde o primeiro traço até à finalização. É importante também captar a forma como a pintura não é apenas uma arte visual mas também sonora e táctil. Além do mais, pouco a pouco, descobrimos até que ponto o estúdio é, para o pintor, a sua cela, a sua cova e o seu templo. Ali o tempo não decorre da mesma forma que neutros lugares.

Floréal Peleato
Autor de guiões de longas-metragens de ficção, seleccionados +ara o programa dos guiones de largometraje de ficción, seleccionados para o programa europeu Mediscript, e pela Casa de América e o programa europeu Equinoxe.
Realizou as curtas: ‘La península’ (1994), ‘Tierra Saguache’ (1995) e ‘Nkock Out’ (1998), e escreveu ‘Siete voces’ (Premio Rafael González Castell 2008). Floréal peleato coordina ainda as entradas dedicadas aos cinemas português, español e latino-americanos para a edição de 2010 do diccionario de cinema com a chancela Larousse.. Floréal peleato é também animador de oficinas de escrita na colombia, Perú, Panamá Bolivia e Espanha. No início deste mês de Novembro, na cidade do Porto dirigiu também uma masterclass, para além de ter feito a apresentação de currtas-metragens de Agnès Varda e de ter exibido o filme que agora vamos poder ver em Lisboa.
É correspondente em Espanha da revista francesa “Positif” e dá aulas de cinema.


Tudo isto são razões acrescidas para estarem presentes na inauguração da exposição de Mathieu Sodore, dia 16 de Novembro às 18h30 no Instituto Franco-Português.


Estão todos convidados.
A entrada é livre.

Sem comentários: