segunda-feira, 23 de novembro de 2009

H. Hodgkin na Biennale de Veneza [1984]

H. Hodgkin, em 1984, com "D. H. in Hollywood" (1980-84) em fundo.

A propósito da participação de Howard Hodgkin na Biennale de 1984 encontrei um texto interessante no site do British Council, de Tom Overton, de que deixo aqui dois breves excertos.
"Howard Hodgkin pinta situações emocionais (...) e considera que deve fazê-lo usando uma mistura de formas reconhecíveis e completamente abstractas porque - [segundo o próprio] - "há aspectos dos sujeitos sobre os quais eu pinto que perderiam todo o seu significado se fossem representados de modo muito específico, e é por isso que eu sou obrigado a usar a metáfora".


"Waking Up in Naples", 1980-84

"(...) Quanto mais fugidia for a emoção que eu quero transmitir, mais denso será o suporte, mais pesada a moldura, mais elaboradas as margens, para que essa coisa delicada permaneça protegida e intacta".

A quem possa interessar encontram este texto "Howard Hodgkin - Venice Biennale participation" em www.britishcouncil.org/arts-art-british-council-collection.htm. Terão de pesquisar na Colecção do British Council, na secção "Artistas" (que tem um manancial enorme de informação à espera de tempo para ser vasculhada), sob o nome de Howard Hodgkin (aliás "Sir Howard Hodgkin", que o senhor é gente importante...).

Sem comentários: